sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Prefeitura divulga os trabalhos para o novo Inventário Arbóreo de Fortaleza

Os estudos têm o prazo de oito meses para serem concluídos 

Nesta terça (20), aconteceu o lançamento dos trabalhos do novo Inventário Arbóreo de Fortaleza. Em um café da manhã realizado no Horto Municipal Falconete Fialho, representantes de órgãos e entidades relacionadas ao meio ambiente pontuaram a importância da realização do Inventário. O objetivo é mapear, quantificar e qualificar cada área verde da cidade, a fim de elaborar, posteriormente, diretrizes que nortearão o Plano Diretor de Arborização.
 
Lúcia Brito, doutora em Geografia e coordenadora dos estudos do Inventário, explica como será o trabalho. “Faremos uma varredura das áreas verdes da cidade, através de fotografias aéreas, quantificando e identificando as espécies [de árvores], por Regionais, e fazendo uma análise qualitativa [das áreas verdes]", informa. O estudo contará com o trabalho de técnicos da Emlurb e de estudantes de Biologia e Geografia, além de alunos secundaristas, que receberão capacitação. 

A coordenadora informa que os trabalhos têm um prazo de oito meses para serem concluídos e que, após a sua conclusão, o Inventário ficará ficará à disposição para consultas. Essa pesquisa, ela continua, indicará que áreas devem ser protegidas e/ou recuperadas pelo poder público. Além disso, o Inventário poderá ser utilizado para futuros mapeamentos, como da fauna presente em cada área verde mapeada.

O mapeamento será tanto de áreas de domínio público como de domínio particular. O titular da Semam, Deodato Ramalho, ressalta que a manutenção das áreas verdes deve ser compartilhada entre o poder público e a sociedade. “Temos que trabalhar de forma integrada, tendo um trabalho de comprometimento da comunidade, de cuidar, de regar”, destaca.

Doação de mudas

Durante o evento, o superintendente da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Semace), José Ricardo Araújo, fez a entrega simbólica à Semam de mil mudas, que serão plantadas em diferentes pontos da cidade. Também foram entregues as propostas de diretrizes para o Plano Diretor, discutidas pelo Fórum da agenda 21, no Seminário “A sombras das árvores”, realizado em 2010.

Também estiveram presentes ao evento, o representante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Fortaleza, Eron Moreira (PV); o representante do Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania (Ibradec), Paulo Melo e o membro do Conselho de Políticas do Meio Ambiente do Governo do Estado (Conpam), José Iraguassu.


FONTE: SEMAM, 21/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário